quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Aulas sobre Lady Gaga já a partir de Janeiro



Professor norte-americano criou uma cadeira em torno da cantora
Pode parecer algo insólito, mas um professor universitário norte-americano, Ma-thieu Deflem, especializado em áreas como contraterrorismo, política internacional e sociologia da lei, propôs à Universidade da Carolina do Sul (onde lecciona há 10 anos) criar uma cadeira dedicada ao fenómeno Lady Gaga. Sim, a cantora que muitos já apelidam de "rainha da pop", mesmo que ainda só tenha lançado um álbum de originais e um EP, The Fame e The Fame Monster. As inscrições para esta cadeira abrem na próxima segunda-feira. No entanto, e para já, as 50 vagas só estarão à disponibilidade de alunos da faculdade, e para estudantes de Sociologia.
A cadeira tem por nome "Lady Gaga e a Sociologia da Fama" e, além de se dedicar ao fenómeno desta cantora de 24 anos, com raízes italianas, nestas aulas será também analisado o contexto que a levou tão rapidamente ao sucesso com esta escala planetária: "O grande objectivo é desvendar algumas das dimensões sociologicamente relevantes da fama de Lady Gaga", lê-se no texto de apresentação desta cadeira no site da universidade, www.cas.sc.edu.
As aulas começam em Janeiro do próximo ano e no programa da cadeira constam temáticas como "Fama e celebridade enquanto factos sociais", "Cultura gay", "Religião e política" ou "Sexo e sexualidade". As estratégias de marketing e de negócio em torno da cantora nascida Stefani Angelina Germanotta, o papel que os media tiveram e ainda têm na criação deste fenómeno, as temáticas políticas, religiosas e sexuais, são alguns dos pontos a que este professor de 48 anos dará mais destaque durante as suas aulas, segundo refere o programa da cadeira.
Além disso, Mathieu Deflem refere que "Lady Gaga e a Sociologia da Fama" não é "uma cadeira dedicada à musicologia ou aos estudos culturais", já que é o contexto social que rodeia o tema central.
As aulas vão realizar-se entre as três e quatro horas por semana e no final, quando os alunos concluírem a cadeira, terão "adquirido um conhecimento empírico de algumas das mais importantes dimensões sociais da fama, exemplificadas com o caso de Lady Gaga". Para concluir esta disciplina com sucesso, os alunos deverão fazer três testes escritos, dois trabalhos e um exame final.
Entre a bibliografia que o professor propõe para um bom acompanhamento das aulas, encontra-se a primeira biografia da cantora, intitulada Lady Gaga: Looking for Fame, escrita pelo jornalista do The Guardian Paul Lester. No entanto, a maioria das obras centram-se na sociologia da fama e a evolução da cultura popular.
Apesar de só os alunos da Universidade da Carolina do Sul poderem frequentar estas aulas em torno do fenómeno Lady Gaga, este professor universitário criou um blogue (em disponível em www.gagacourse.net) em que vai colocando actualizações relativas às aulas que irá leccionar.
Além deste blogue, Mathieu Deflem criou também em Março do ano passado um dos muitos sites de fãs da cantora norte-americana, www.gagafrontrow.net. Neste site este professor diz que tem mais de 300 gravações de Lady Gaga, na maioria edições internacionais do álbum de estreia e do EP. Além disso, Deflem já viu 28 espectáculos da cantora, com quem já esteve frente a frente por cinco vezes. Apesar dos vários concertos a que assistiu, ao jornal norte-americano New York Times o professor afirmou que a ideia da criação desta cadeira não tem qualquer relação directa com a cantora ou com a empresa que gere a sua carreira.
Ainda antes de 50 alunos começarem estas aulas em torno deste fenómeno tão popular da actual música pop, a cantora vai apresentar-se pela primeira vez ao vivo num palco português. A 10 de Dezembro Stefani Angelina Germanotta traz a sua Monster Ball Tour à maior sala de espectáculos nacional, o Pavilhão Atlântico, em Lisboa, onde vai interpretar não só as canções de The Fame e The Fame Monster, mas há também a possibilidade de desvendar alguns inéditos. Bilhetes entre 50 e 85 euros.
Postado originalmente em:http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1702298

Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário