Arquivos/Blog

Comunidade GM

Desenho

Blog List

Não é... Tecnologia do Blogger.
domingo, 1 de maio de 2011

postheadericon Meu Vizinho Totoro

Catbus é o maior barato. Veloz como o vento!
     Acabei de rever um dos filmes que ficarão pra sempre na minha memória, me refiro a "Meu Vizinho Totoro". Este é mais um dos belíssimos trabalhos produzidos pelo Estúdio Ghibli, um dos mais competentes e respeitados do Japão. Mais porque? Bom, pela sensibilidade de Hayao Miyazaki, um dos eternos gênios da animação. Miyazaki já levou o Oscar por A Viajem de Chihiro e atualmente estourou nas bilheterias com o seu maravilhoso e inocente Ponyo, um longa simples e encantador. 

Pura alegria ao lado de um amigo muito especial.
     Miyazaki tem como padrão a utilização de meninas como suas protagonistas, mostrando a força que existe em seus corações fortes e destemidos. Garotinhas em forma de peixe, sonhadoras, tem aqueles que vivem com lobos e a que tem os pais transformados em porcos. Miyazaki é uma fábrica de fábulas ambulante, e de extremo bom gosto, ganhando inclusive a atenção internacional.

Mei e Satsuki - Irmãs inseparáveis!
Pra que esta boca tão grande?-Pra bocejar melhor!^-^
     Meu Vizinho Totoro é uma deliciosa fábula, que narra as peripécias de duas irmãs  e seus encontros com estas maravilhosas criaturas chamadas Totoro. O Pai de Mei e Satsuki é professor e tem que cuidar de duas lindas garotinhas sozinho. Sua esposa se encontra hospitalizada. O Pai das meninas não dá corda a imaginação das duas, mais permite que vivam a fábula com todas as suas riquezas, assim como fazemos com as nossas crianças aqui no Brasil em relação ao Papai Noel, por exemplo. Um Pai não deve dizer que algo não existe. A criança saberá a verdade em algum momento, no entanto, ela deve viver isto, pois será real enquanto durar na cabecinha dela, e quem disse que não é...De que outra forma as garotinhas viajariam até o hospital para visitar a Mãe e a presenteá-la?
Acaba de matar um bichinho de folhigem. Não faça isso Mei.

     Me emociono a cada vez que vejo esta animação. Trabalhando em nuances sutis, Miyazaki nos remete a uma família sólida e otimista. Fora dos encontros com os Totoros, a história é bem real, com uma família que acabara de se mudar. Tendo de viver distante da Mãe doente e enfrentando momentos de adaptações. Enquanto o Pai trabalha para manter a casa, as filhas colaboram nos afazeres domésticos. 
Mei e Totoro-Queria um vizinho assim!
     Este trabalho é uma obra atemporal, recomendada a todas as idades. Não importa a sua carga cultural, você em algum momento se verá representado no filme, seja pela curiosidade natural da infância ou por seus dramas...Recomendadíssimo, aliás, como todos os trabalhos do Miyazaki. 

0 comentários:

Amigos